2 de junho de 2020

2020: o que está acontecendo? - Por Cayo Renan

Esse ano já iniciou com fortes emoções: uma tensão entre os Estados Unidos da América e o Irã, e a morte do general iraniano Q. Soleimani colocam o mundo num alerta para uma suposta 3ª Guerra Mundial. 

Em fevereiro, vem o carnaval, e claramente foi o ponto alto, onde muitos foliões, principalmente em São Paulo, invadiram as ruas (e também o sambódromo) para aproveitar a festa. Mal sabiam eles o que estaria por vir: a Covid-19 fez o ato de sair para se divertir ser apenas uma memória, um registro na mente daqueles que tanto aproveitaram em fevereiro.

Uma das maiores tragédias, o Corona Vírus (ou melhor, a Covid-19) até a data desta postagem ceifou mais de 30 mil vidas. Para evitar a propagação da doença, o isolamento social fora a única medida possível, porém, acabou levando a economia pro buraco, de forma que muitos comércios, restaurantes, hotéis correm o eminente risco de falência.

Se a Covid-19 fosse a única tragédia no país... A política anda de mal a pior. O desrespeito às instituições democráticas, queda de ministros (dois ministros da saúde caíram durante a sangrenta pandemia), ameaças de golpe, negação à ciência, surgimento de movimentos racistas, neonazistas e supremacistas entre outros, evidenciam um país paralisado por uma doença, por um governo inerte, e por uma escalada de sandice. 

Podemos dizer que vivemos a renovação de muitas coisas, mas, acredito que o momento pede muito zelo, cuidado e atenção: a luta é a razão contra a sandice. Fiquemos do lado da racionalidade, pois, ainda há muita coisa por vir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário