9 de junho de 2020

O que temos a esconder? - Por Cayo Renan

Desde sábado (2), o Ministério da Saúde está "escondendo" os dados da pandemia de Covid-19. Além dos dados estarem sendo divulgados com atraso, as 22h, o presidente exigiu que o número de mortes ficasse menor que 1.000 (mil). "Acabou a matéria no Jornal Nacional" disse o presidente Jair Bolsonaro. O portal que divulga os dados ficou fora do ar na sexta feira (5) e quando retornou, trouxe alterações nos dados sobre a doença.


A quem interessa esconder os dados? 

Isso mostra que não só, o governo reconhece a sua incompetência no combate ao Corona Vírus, como também, usa um artifício do qual o regime militar se aproveitou bastante: a censura. A manipulação dos dados!  Além de uma irresponsabilidade, isso configura mais um ataque à democracia. Mais um, pois o que não falta nesse governo são ataques à democracia. (Não vamos nem entrar no fato de que o ministro da saúde ao invés de um profissional da saúde, é um militar, é um ministro interino que parece mais definitivo). 

Enquanto outros países estão abrindo o comércio, e as atividades de maneira segura, ou seja, após a curva de contaminação chegar ao seu pico e começar a cair, o Brasil está abrindo as suas atividades com a curva crescendo,  com mais de mil mortes diárias. Seria esse o motivo para manipular os dados? Seria uma naturalização de mais de mil mortes diárias? Criar uma ideia de que o pior já passou, de que superamos a doença como as demais nações, mesmo ela ceifando mais de mil brasileiros diariamente?

Seja como for, está em curso no país uma irresponsabilidade que vai deixar muitas sequelas. Já passamos por mais de 30 mil mortes. Quantas mais estão por vir? Esconder que mais de mil pessoas estão morrendo é o caminho para a volta da normalidade? Essa irresponsabilidade com certeza cobrará um alto preço!

Capa do Jornal Extra em 9 de Junho de 2020 




Nenhum comentário:

Postar um comentário