13 de fevereiro de 2019

O dia em que eu assumi meu Black Power.

Desde meados do ano passado (2018) resolvi parar de alisar o cabelo e assumir de vez a sua naturalidade, deixando-o dessa forma no estilo Black Power.

Alguns dos motivos que posso levar em conta é o fato de que o alisamento acaba com o cabelo deixando ele cada vez mais quebradiço, e também, o fato de assumir assim minha identidade étnica negra.
Cayo Renan, editor
 do "Blog do Cayo Renan"

Por um lado, muitos elogios. Agora estou mais identificado com quem curte um som da Black Music todas as sextas lá no centro de SP, que deixam seu estilo Black ser seu cartão de visita; agora meu cabelo é natural e não só parou de ser quebradiço, mas está cada vez mais cheio e forte junto a raiz; agora posso etnicamente me identificar como negro usando um elemento natural meu, de minhas origens, e que remete a cultura afro-brasileira; agora ganhei o apelido de Will Smith, por ter ficado parecido; agora sou eu mesmo. O mais triste é ver pessoas também negras exercendo tais discursos.

Mas por outro, é muita opinião sobre o cabelo alheio (muitas travestidas de racismo). Muitas pessoas (principalmente familiares) foram os primeiros a olharem o meu "cabelo duro". Para muitos, alguns apelidinhos pejorativos vieram a tona com seus comentários, chamando de "Bom-Bril" etc. Alguns dizem que só deixei meu cabelo assim porque é moda, ou para ser aceito em "grupinhos".

Mas ainda assim, acho que foi a minha melhor escolha. Além de não agredir mais meu cabelo, agora eu sou eu mesmo. A naturalidade que o meu cabelo Black Power traz não só realça o meu visual, como me traz uma sensação de pertencimento, de ser afro-brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário